BaixaCultura

Arte/desvio – colagens, samples e ressignificações contra a propriedade intelectual

**
UPDATE 23/5: Aqui um roteiro aberto da fala, que transitou por isso e outros papos, sobretudo música, sampler, DJs, torrent, pirataria, Soulseek, IA…

O próximo encontro do Processo de Pesquisa, projeto da editora/livraria/espaço cultural SobInfluência na Galeria Metrópole (centro de SP), será o “Arte/Desvio – colagens, samples e ressignificações contra a propriedade intelectual”, com a participação minha (Leonardo) e de Tiago Frúgoli para apresentar nossas respectivas pesquisas e a pertinência do uso das técnicas de recombinação, sampling e colagem em um mundo cada vez mais vigiado e pautado por condições algorítmicas.

Um trecho do texto de divulgação:

A arte, em sua história, é marcada pelo plágio, o roubo, o desvio, a cópia e apropriação. Alguns movimentos históricos, artísticos e musicais, deram conta de elaborar essas práticas, que ocorrem a partir de resíduos visuais e sonoros já existentes, para desenvolver e criar algo novo. O Dadaísmo, o Surrealismo, os Situacionistas, com o desvio de símbolos e reutilização de imagens e textos, a música eletrônica e o hip hop, com uso de samples, são expressões que nos colocam para pensar sobre o que significa lidar com a arte, o insconsciente, seus desvios simbólicos e a propriedade privada que envolve esses territórios.

Leonardo Foletto é jornalista, pesquisador e doutor em comunicação (UFRGS). Desde 2008 edita o BaixaCultura, laboratório online de cultura livre e (contra) cultura digital. Seu último livro é “A Cultura é Livre: uma história da resistência antipropriedade”, de 2021.

Tiago Frúgoli é músico e educador de São Paulo. No seu trabalho, transita entre os beats, jazz, experimentalismo e música brasileira. Seu álbum “Casa” foi lançado pela YB Music, Fresh Selects (EUA) e King Records (Japão). É responsável pela curadoria do selo Ukiyo Beat Tapes.

O evento é gratuito e, se possível, inscreva-se pelo formulário. Os eventos da Sobinfluencia são gratuitos, mas para que eles continuem com a realização desse trabalho, apoiar mensalmente é muito importante.
Dia 17/05, às 19 horas, na Galeria Metrópole – Rua São Luis, 187 – sala 12, primeiro andar – República, São Paulo

LEMBRANDO QUE: desde 2018 buscamos recursos para seguirmos nosso trabalho de discussão, propagação e documentação em cultura livre, (contra) cultura digital e tecnopolítica no BaixaCultura, que em setembro de 2023 completa 15 anos de vida.

Não temos patrocinadores; o pouco que recebemos vem de pessoas que acreditam no nosso trabalho e querem que ele continue. Você pode ser um deles fácil, basta apoiar a partir de R$5 mensais em https://apoia.se/baixacultura ou doar qualquer quantia via PIX: info@baixacultura.org. O dinheiro que recebemos vai para custear nosso servidor (site e e-mail), pagar gastos com impressões do selo editorial e remunerar algumas (das muitas) horas necessárias para fazer o BaixaCultura seguir adiante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top
Disque:

info@baixacultura.org
@baixacultura

Tradução