4 de maio – Dia internacional contra o DRM
A Free Software Foundation está convocando hoje, 4 de maio, uma campanha internacional contra o DRM (Digital Restrictions Management), nefastos mecanismos que restringem/controlam o uso e o compartilhamento de arquivos digitais.
A ideia é incentivar os usuários de tecnologias digitais a combater e rejeitar produtos/empresas que fazem uso de DRM para restringir a liberdade de compartilhamento das informações. A FSF, instância máxima do software livre, convoca todos os interessados em participar do International Day Against DRM a realizarem eventos em suas cidades, postagens em blogs e rede sociais e colocação de banners da campanha em sites e blogs para alertarem sobre perigos do DRM.
A mesma FSF mundial já lançou um vídeo em 2007, chamado “Decade in DRM”, que conta um pouco da história da evolução digital e dos limites de reprodução colocados pelo DRM:
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=ryXDhXqR-SE&feature=player_embedded]
Segundo diz a FSF Latin America, cada empresa tem uma versão diferente do DRM, mas em geral, há algumas semelhanças, tais como:
_ Detectam quem acessa cada obra, quando e sob que condições, e reportam essa informação ao provedor da obra;
_ Autorizam ou denegam de maneira inapelável o acesso à obra, de acordo com condições que podem ser mudadas unilateralmente pelo provedor da obra;
_ Quando autorizam o acesso, o fazem com condições restritivas que são fixadas unilateralmente pelo provedor da obra, independentemente dos direitos que a lei outorgue ao autor ou ao público.
Abaixo, segue uma parte do post oficial da FSF em português, copiado do Cibermundi:
Dia Internacional Contra o DRM – 04 de maio de 2012
Enquanto o DRM tem sido amplamente derrotado nas músicas baixadas, é um problema crescente na área dos ebooks, onde as pessoas tiveram seus livros restritos de tal maneira que não podem emprestá-los livremente, revendê-los ou doá-los, lê-los sem que seja rastreado, ou movê-los para um novo dispositivo sem que seja necessário comprar todos eles novamente. Essas pessoas até tiveram seus ebooks deletados por empresas sem sua permissão. Isso continua a ser um grande problema na área de filmes e videos também.
Junte-se a nós no trabalho de eliminar o DRM!
Pessoas de todo o mundo vão estar mostrando a sua oposição ao DRM, e você pode se juntar a elas! Participe de um evento local e faça parte do Dia Contra o DRM em 4 de maio de 2012.
Além de participar ou organizar eventos, você pode se juntar a outros ativistas na blogagem sobre o DRM, colocando banners em seus sites e blogs, falando sobre DRM nas suas redes sociais e mais. Veja abaixo uma lista em evolução de todas as formas diferentes que você pode ajudar a conscientizar as pessoas.
Por favor, marquem seus calendários e juntem-se à lista de discussão do Dia contra o DRM para atualizações frequentes entre hoje e o 4 de maio.
Matt, Josh, John and Richard
A Equipe de Eliminação do DRMCoisas que você pode fazer hoje
- Se comprometer a agir no 4 de maio
- Colocar um banner ou widget para o Dia Contra o DRM (ou fazer o seu próprio!)
- Compartilhar um link para esta página nas suas redes sociais
- Começar o seu próprio evento para 04 de maio
- Ler um longo artigo de Katherine Noyes na PCWorld, intitulado É hora de dar o boot no Digital [Restrictions] Management.
P.s: Se você acessar o BaixaCultura este fim de semana, não estranhe as alterações ou algum probleminha. Vamos fazer uns testes para, na semana que vem, estrear o novo layout da página.
Créditos fotos: 1 (Home Tape) 2 (banner dia mundial contra o DRM)Comments:
-
baixacul
Obrigado pelo link e comentário, Teolizoli. E é realmante isso que vc falou: o DRM é um agente fiscalizador em casa.
abs,
L
teolizoli
DRM é como ter um agente na sua casa que te proíbe de ouvir a música caso você queria ouvi-la noutro lugar que não o pre-estabelicido por ele mesmo…
Postei um banner no meu blog e um link para essa pagina…