Libertando livros
(Minha temporada na Campus Party teve como companhia inseparável um pequeno caderninho, onde anotava tudo que via e presumia render uma boa pauta para o BC. Dentre as esculhambadas notas, boa parte delas revelou-se pouco pautável, e é por isso que ainda não estão aqui no blog; outras ficaram para apuração, e uma delas está aqui abaixo.)
Se encontrar um livro em algum lugar desse Brasilsão onde tu não espere encontrar um livro, pegue-o. Abra-o. Verifique se no interior dele há uma etiquetinha dizendo “Este livro não é um presente“. Não desanime com o texto e leia-o sem medo. Lá pelas tantas páginas lidas, tu pode querer voltar a etiqueta para saber do que aquilo se trata, afinal. Abaixo da frase lida, há um código: digite-o no site www.livrolivre.art.br. Deixe seu comentário sobre o livro e saiba que você acabou de fazer parte do projeto Livro Livre.
.
.
O Livro Livre é uma iniciativa do Jornal de Debates que visa difundir o hábito da leitura e formar novos leitores. O conceito é inspirado no bookcrossing, prática difundida nos Estados Unidos e Europa que já conta com mais de 600 mil participantes em cerca de 130 países. No Brasil, mais de 03 mil livros estão atualmente em circulação no espaço público. Se, além de ler, você quiser disseminar leitura, saiba aqui como fazer parte do projeto.
[Leonardo Foletto.]
Comments:
-
Marina
Em Madrid há uns “quiosques-biblioteca” em algumas estações de metrô onde você pode pegar livros emprestados.
Em Brasilia nao me lembro o nome do projeto, mas lançaram algo parecido, sem que fosse preciso se cadastrar, era só pegar o livro e levar… No mesmo artigo que falava sobre esse projeto, falava do cara que organizou, que tinha um açougue com uma biblioteca:http://www.t-bone.org.br/index.php?Itemid=71&id=33&option=com_content&task=view
talvez vcs já conheçam, mas caso não, vale a pena saber dessas iniciativas.
abraços!
Marina
Chapeleiro
Bem legal essa idéia.