BaixaCultura

Descentralizar e voltar ao diálogo: Journal de Nodo Común

No último post publicamos um texto sobre como o velho & bom RSS pode ajudar a fugir dos algoritmos das redes sociais.  Hoje mostramos uma alternativa que já está sendo feita com o objetivo de descentralizar a comunicação das redes sociais: o Journal do Nodo Común.

O Journal é um aplicativo para android que agrega uma seleção de RSS de diversos sites e projetos latino-americanos que trabalham com a cultura livre, o software livre, a tecnopolítica, os direitos digitais e o ciberfeminismo. Criado pelo Nodo Común, uma rede & projeto de cultura livre baseada na América Latina, ele traz, numa interface simples, os posts de cada um dos projetos (são mais de 30) na ordem cronológica em que ele são postados. É possível também ver todas as publicações de cada um dos selecionados no feed.

A novidade é que agora, além dos projetos da latino-américa em espanhol, também temos alguns em português. Já vinhamos faz algum tempo trabalhando na ideia de organizar uma seleção de feeds na nossa temática em ptbr, à convite de Dani Cotillas, de Nodo. Agora começamos de fato, por enquanto com poucos feeds, mas a ideia é que nas próximas semanas sejam incorporados muito mais que estamos selecionando novos projetos não ligados à grandes grupos e instituições para constar no feed também. Se vcs tiverem sugestões, aceitamos também!

Procurem pelo app na Play Store e fiquem sabendo: Journal Nodo Común.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top
Disque:

info@baixacultura.org
@baixacultura

Tradução