
Tudo grátis: Instrucciones pro fim de semana
.
Dando continuidade à um tanto esquecida seção Instrucciones, aqui vai a indicação de dois ótimos links que podem ser encontrados à direita: Open Culture E-Books e Project Gutenberg.
São dois projetos incríveis de facilitação do acesso à cultura, cada um à sua maneira. O Open Culture, por exemplo, nasceu de uma idéia de Dan Colman — editor do site, que é também professor de história e PHD no assunto pela prestigiada Universidade de Stanford — de vasculhar a web em busca de livros, cursos de idiomas, cursos universitários, músicas que pudessem ser disponibilizados gratuitamente. Lá tu vai encontrar conteúdos tão distintos quanto:
– cursos sobre a fundação da cibercultura americana, Introdução à Cultura Antiga Grega, The American Novel Since 1945, História da Informação, dentre outros quantos, todos ministrados por professores de grandes universidades americanas como Stanford, Berkeley, UCLA, Yale, MIT e University of New York;
– cursos de 37 idiomas diferentes, do àrabe jordaniano ao búlgaro, do lituano ao romeno, passando também pelos tradicionais espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, russo, português…
– Audiobooks de uma lista considerável de autores;
**
Já o Project Gutenberg é um projeto que tem um único e nobre fim: disponibilizar gratuitamente livros. Foi criado ainda em 1971 por Michael Hart a partir da idéia de que tudo “o que pode ser introduzido num computador pode ser reproduzido indefinidamente“, no que ele apelida de “Tecnologia Replicadora”. Quando do surgimento comercial da internet, o projeto ganhou mais visibilidade e uma página na rede, que hoje disponibiliza mais de 28 mil livros (a maioria em que o copyright caducou) grátis e mais outros 100 mil em parceria com outras associações, organizações e afiliados.
O projeto funciona nos moldes da Wikipédia: aceita (e incentiva) a participação de qualquer usuário que queira disponibilizar material, desde que respeita as regras determinadas por eles.
[Leonardo Foletto.]
Crédito foto: makeminimal.com
Deixe um comentário