Coisas da Campus Party
Em vez de uma cobertura das atividades de ontem – que, se você quiser, pode ver tanto aqui quanto aqui e em mais outros tantos portais do país – hoje vou listar algumas das muitas coisas curiosas que existem por aqui. Vejamos:
.
1) Telefone Gratuito
O grupo Liberdade Telefonica, “em protesto contra as tarifas abusivas da Telefônica (patrocinadora do evento), disponibilizou um orelhão com a tecnologia VOIP que faz ligações grátis para 55 países, desde que para telefones fixos. Sempre tem alguma fila para usar o dito, mas a intenção é das melhores.
.
2) Tunning de computadores
Sabe aquela prática bastante comum em carro, de modificá-los completamente para obter uma melhor perfomance? E que às vezes faz do carro uma anomalia difícil de entender como tem gente que gosta? Pois é, existe também para PC, com o nome de Modding, e é até uma das sub-áreas da Campus Party 2009. Existem modding dos mais variados, de Ferrari a Alien, como esses aqui de baixo.
.
3) Jogos interativos
Sim, a Telefônica é a patrocinadora master do evento, o que signfica que gastou uma baita grana pra bancar a Campus Party – na edição do ano passado, gastou cerca de 40% dos cerca de R$10 milhões de gastos totais; calcule que essa edição tem quase o dobro dos participantes e multiplique os gastos para o resultado deste ano. Sim, a Telefônica é o principal alvo dos críticos do evento, porque é um tanto incoerente uma empresa de telefonia estrangeira (espanhola) bancar um evento que tem como ponto forte a cultura livre. Mas olha como ela é boazinha também: tem um dos estandes mais legais da parte de exposições, que é aberta a qualquer público. São quatro jogos diferentes que ela oferece:
Esse aí de cima é o BrainBall. O objetivo de cada participante é mover a bolinha para o seu lado. Como? Registrando o menor nível de ondas nas telinhas ali em cima. Ganha quem consegue manter seu cérebro mais tranquilo, ou “winning by relax” como diz a apresentação do joguinho.
.
Esse é o EarthWalk, que é basicamente uma interface baseada no Google Earth que permite que nós caminhemos pelo planeta como se estivessemos voando. Eu experimentei enquanto ia buscar um cafezinho no estande do Terra e é realmente divertido; movimentamos o mapa através dos pés, podendo até dar aquele zoom pra ver as ruas com detalhezinhos.
.
Massage me, que eu apelidei mui criativamente de Tekken soca-jaqueta. Atrás das jaquetas tem uns dispositivos que funcionam como botões de um controle de videogame, e para apertá-los basta tocar (ou socar, como se vê na foto).
.
Kick ass Kung Fu: Dois telões, um espaço vazio no meio onde tu luta contra os inimigos imaginários do telão. Luta fazendo qualquer movimento que consiga atingir, na tela, os inimigos.
.
4) O velho console de Fliperama
Um dos lugares mais disputados daqui tem sido esse aí da foto, bolado pela rede Metareciclagem. Dá pra jogar dois jogos: Street Fighter 2 e The King of Fighters, só clássicos. É o lado nostálgico da tecnologia, que faz quase tanto sucesso quanto os mais moderninhos tipo o da foto abaixo.
.
Em breve mais coisas da Campus Party.
[Leonardo Foletto, enviado especial e sonolento a São Paulo]
Créditos fotos: Minhas, com a câmera do João Pedro. A ultima é do G1.
Deixe um comentário