Instrucciones (2)

O próximo link da enorme lista aqui à direita, ainda no tópico Baixe Música, é o do Blog Del Topo. Trata-se de um bom site para começar – e continuar, provavelmente – a conhecer o rock sulamericano, especialmente o rock argentino. Foi ali que conheci o Sui Generis e o Almendra, duas bandas bastante conhecidas lá pela Argentina, mas que por aqui restringem-se a pouquíssimos guetos de apreciadores. O Almendra é a primeira banda de Luis Alberto Spinetta, figura das mais importantes do rock argentino; já o Sui Generis é a primeira de Charly García, outra figuraça da linha fundadora do rock naquele país.

Depois vem o Deacon Blues & Soul. Pelo nome, obviamente trata-se de um blog especializado em blues e soul, com links para diversos álbuns das áureas épocas dos dois ritmos. Vale uma passadita, se te gusta.

Por fim, o Brazilian Nuggets. Blog já conhecido por aqui, tem um baita acervo de discos raros da psicodelia brasileira das décadas de 1960 e 1970. E o raro aqui não é força de expressão; boa parte dos discos ali trazidos para download não pode ser mais encontrada no mercado, a não ser nas mãos de sebistas e colecionadores, geralmente a preços nada módicos.

***

Bueno, para não ficar muito chato esse post, aqui abaixo vai o vídeo de “Color Humano“, do Almendra, que tem talvez um dos melhores riffs já criados na história do rock (e não só do argentino, veja bem). É daquele tipo de música boa de bater cabeça, de preferência no ritmo do riff inicial, e de cantar extremamente alto, acompanhado de mais umas quatro pessoas no mínimo. Claro que no solo do meio da música o air guitar é indispensável.

[Leonardo Foletto.]

  1. O Spinetta é genial mesmo, principalmente nos primeiros anos, com o Almendra e o Pescado Rabioso, a segunda banda dele, mais “hard rock setentista” do que nunca. O disco que tem “Color Humano” é o Almendra I, considerado um dos melhores discos do rock argentino em todos os tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *