BaixaCultura?

BaixaCultura concentra suas atividades na informação, divulgação e discussão de conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e  à (contra) cultura digital.

Produtos culturais que possam ser consumidos (apreciados, fruídos, curtidos mesmo) na rede. A vasta discussão em torno das possíveis e impossíveis mudanças na forma de se praticar (fazer, distribuir, consumir) cultura após a popularização das mídias digitais. Download. Pirataria. Copyleft. Contracultura. Produção Independente. Contra-Indústria. Cópia livre.

Tudo o que contribui para a construção de um contexto cultural mais acessível para criadores e espectadores nos interessa. E muito.

Editores

Leonardo Feltrin Foletto nasceu em Taquari (1985), no interior do Rio Grande do Sul. É jornalista e doutorando em Comunicação e Informação (UFRGS, 2013-). Foi repórter/redator de cultura no jornal A Razão (Santa Maria-RS), na Folha de S. Paulo (Ilustrada) e é/foi professor em especializações em comunicação na área de jornalismo digital na Unoesc  e Unochapecó (SC), PUC (SP e RS) e Unisinos (RS). Participou da Casa da Cultura Digital e do coletivo BaixoCentro em São Paulo e da CCD POA. Edita o BaixaCultura desde sua criação, em setembro de 2008. Vive em Porto Alegre. Mais coisas em leofoletto.info

Calixto Bento é mineiro de BH, morou em Manaus (AM) e atualmente vive em Santa Maria (RS). Capitaneou a reforma gráfica da página em janeiro de 2011, e desde então é o editor de arte, o cara para assuntos gráficos & irônicos.

Colaboradores

Sheila Uberti é fotógrafa e midiativista. Toca o Fotolivre.org, projeto de experimentação virtual e presencial que reúne pessoas e projetos interessados em usar da fotografia como gancho para diversas atividades, como processo e como objetivo final. Participou da Casa da Cultura Digital Porto Alegre e articula pelo FotoLivre com diversos outros coletivos/organizações, como a Associação do Software Livre, Facción, Matehackers e o FestFoto. Por aqui, participa junto das oficinas de Cultura Livre e Guerrilha da Comunicação e faz o registro documental (em foto) de algumas ações e publicações.

Reuben da Cunha Rocha nasceu em São Luis (MA). Jornalista, escritor e tradutor, mestre e doutor em comunicação pela ECA (USP). Outro dos fundadores do BaixaCultura, cessou sua participação rotineira em 2009, quando começou sua colaboração esporádica. Sua obra pode ser vista em cavalo DADA. Vive em São Paulo.

Tereza Bettinardi é designer. Formada pela Universidade Federal de Santa Maria, trabalhou na Editora Abril e fez trabalhos pra Cosac Naify, Cia das Letras. Hoje é uma das responsáveis pela A Escola Livre, espaço de discussão sobre novas formas de fazer e ensinar design. Fez o design do zine nº2, “La Remezcla”. Seu trabalho está em terezabettinardi.com

André Solnik é paulista, mas não é tucano. É formado em jornalismo, mas tá desempregado. É palmeirense, mas isso vamos deixar pra lá. Abandonou o Windows há quase uma década, mas sente falta daquele joguinho de ski. Toca a Ratão, que auxilia usuários comuns na transição do Windows para o GNU/Linux e divulga a filosofia do software livre por aí. E por aqui, fez algumas entrevistas e escreveu alguns posts que você achar colocando seu nome nas buscas.

Lucas Pretti é jornalista, ator e produtor cultural. Como jornalista, foi repórter do caderno Link (O Estado de S. Paulo), daí chefe de reportagem do Divirta-se e então editor de cultura do portal Estadão.com.br. Deixou o jornal para integrar a Casa da Cultura Digital. Também estuda arte e teatro. Formou-se ator no Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do SESC-SP, com o diretor Antunes Filho, e pesquisa a relação teatro e internet no projeto Teatro Para Alguém, finalista do Prêmio Shell de Teatro em 2009. Foi um dos realizadores do projeto Produção Cultural no Brasil e do BaixoCentro. Já foi campaigner na Change.org e hoje também é um dos sócios do Estúdio Mezclador.

Marcelo De Franceschi dos Santos nasceu em São Sepé (RS). É jornalista (Universidade Federal de Santa Maria, 2011). Escreveu na página de setembro de 2009 até fevereiro de 2012.

Edson Andrade de Alencar nasceu em São Luis (MA), e vive na ilha maranhense até hoje, onde é advogado de carterinha da OAB. Escreveu os textos mais provocativos do BaixaCultura até meados de 2009.


  • Outros Contatos

    Disque info@baixacultura.org , @baixacultura ou BaixaCultura para contatar, colaborar, sugerir pautas, reclamar, declarar o seu amor ou mandar vírus.