Comentários sobre: Juremir Machado e os (finados?) direitos autorais na internet https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/ Cultura livre & (contra) cultura digital Tue, 10 May 2011 01:02:29 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.9 Por: baixacul https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-738 Tue, 10 May 2011 01:02:29 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-738 Eduardo,
Valeu pelas recomendações, sempre pertinentes!
Lembra mesmo o caso do Potrel, que por sinal comentamos aqui, você já viu? Aliás, como que está o processo agora, alguma novidade?

Escutaremos o podcast, boa iniciativa! Sempre que tiver alguma novidade ou atualização, nos escreva. A propósito: mais um absurdo essa da aposentadoria para escritores. É uma boa pauta para atualizarmos e fazer outro paralelo com o caso brasileiro.

abraço!

]]>
Por: baixacul https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-737 Tue, 10 May 2011 00:56:36 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-737 Fabio,
Concordamos inteiramente. A literatura “de qualidade” no Brasil não vende muito mais que 3000 exemplares – isso falando em autores nacionais. É notório que nossa alfabetização é muito mais audiovisual do que escrita. Isso levaria a crer que, talvez, teríamos mais talento e gente pensando para inventarmos formas de consumo da literatura que pensassem o audiovisual do que propriamente a literatura dita convencional- e nesse ponto, nada mais multimídia que a internet para criar nisso. Um caminho para popularizar a literatura no país poderia passar pela experimentação de formatos e estilos com as ditas “novas mídias”.

Victor,
Concordamos e endossamos o teu comentário. Não devemos esperar que a internet nos salve de todos os males do planeta, mas sim deixar que ela possa ser usada, em toda a sua potencialidade, para AJUDAR a acharmos uma forma de nos salvar de todos os males do planeta. É precisamente isso que Juremir, ao defender as editoras e principalmente condenar o pessoal da USP, não está fazendo.

Sybylla,
Juremir tem por costume ser feliz em suas provocações e ironias – algumas no limite da compreensão. Mas dessa vez pegou pesado mesmo, vai ver porque tocou no seu bolso. E com relação aos e-books e livros, é aquela velha história que temos endossado sempre: um não vai matar o outro, e sim ambos vão conviver juntos, como aconteceu com quase todas as novas mídias até aqui.

]]>
Por: Eduardo https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-736 Tue, 03 May 2011 12:36:05 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-736 E pensando no maravilhoso que paga aos autores o direito autoral na Argentina se apresentou um projeto de lei para que o Estado pague aposentadorias a escritores que tenham publicado 5 livros e não tenham uma apostentadoria..

O próprio secretario de cultura da Argentina fala que assim se está reparando um erro histórico…Mas..Não era que o direito autoral ia a servir para que os autores possam viver ??

Acá está o projeto de lei de aposentadorias a escritores sem outro ingreso.

]]>
Por: Eduardo https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-735 Tue, 03 May 2011 12:32:42 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-735 Falando de Catarse ontem fizemos um podcast em portugês e espanhol (o clásico portuñol) com Rodrigo Maia .

Se quiser escutar.

Ao ler o artigo não posso deixar de pensar em Horacio Potel e todo o proceso que ele sofreu por compartilhar livros de Derrida e Heidegger…

Saudações.

Eduardo.

]]>
Por: Sybylla https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-734 Mon, 02 May 2011 23:09:19 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-734 Viver de direito autoral neste país? Em que mundo ele vive? O que é necessário é modificar a lei, flexibilizar o acesso aos digitais e ter normas para os ebooks não serem considerados anarquistas, contra os autores e etc. Quem vive de palavra nesse país é dicionário. O livro, seja impresso ou não, não sairá de moda. Mesmo que eu tenha um ebook na minha máquina, se eu puder, eu compro o impresso. E conheço muitas pessoas assim. Acho que o referido está com uma visão tão estreita das coisas, que seu discurso parece sair de uma praça da Idade Média.

]]>
Por: Victor https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-733 Mon, 02 May 2011 22:53:04 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-733 O que é preciso que o @jurerm reconheça é que o pesquisador, aquele que publica ou não em livros vendáveis, terá por toda a vida uma dificuldade financeira enorme, seja à nível pessoal ou a nível acadêmico. Sem isso, nenhuma discussão anda.

Não é sequer mesmo uma questão de fama ou qualidade, ou qualquer problema sugerido por direitos autorais ou não. É um problema muitíssimo mais profundo. Basta ver a dificuldade que um Syberberg tem em financiar um filme…

Se não se reconhece isso, ficamos parecendo que somos todos americanos estudantes de harvard ou Yale, brigando por direitos autorais em best-sellers de tecnologia.

Boas idéias constroem máquinas sociais que fazem transtornar o fluxo normal do dinheiro. Toda essa discussão se baseia largamente numa idéia simplificada e idiota de Liberalismo e isso tudo é estúpido – de forma que é igualmente negativo brigar pelo direito autoral ou simplesmente ignorá-lo, passando “por cima”.

É ridículo que @jurerm tenha dificuldade de se suster e @livrosdehumanas tenha que construir toda a sua biblioteca em sites voláteis e de pouca qualidade como 4shared ou wordpress, simplesmente porque eles também não tem dinheiro.

Esperar que a internet EM SÍ SÓ salvará alguma coisa ou alguém é ingênuo. É esperar pouco demais da tecnologia, que não cansa de ser sempre muito pouco frente ao que poderia ser, não precisa ser nenhum Ted Nelson para pensar além. Vender ebooks ou criar iPADs é obviamente a forma mais fácil e burra de resolver o problema entre lingua escrita, computador e dinheiro.

]]>
Por: Fabio Fernandes https://baixacultura.org/2011/05/02/juremir-machado-e-os-finados-direitos-autorais-na-internet/#comment-732 Mon, 02 May 2011 22:47:40 +0000 https://baixacultura.org/?p=4742#comment-732 Fecho com Cory Doctorow. Não é de hoje que eu e alguns outros pesquisadores discutimos o conceito de “Literaturas Invisíveis” quando nos referimos à ficção científica e literatura de gênero em geral no Brasil – mas parece que esse conceito precisa ser reavaliado. No Brasil, toda literatura está se tornando invisível urgentemente, precisamente porque não está entrando em sincronia com as novas mídias (que nem são mais tão novas assim). É triste.

]]>