Comentários sobre: BaixaCultura no RS: um relato https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/ Cultura livre & (contra) cultura digital Sat, 20 Jun 2009 20:15:00 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.0.9 Por: Camille https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-305 Sat, 20 Jun 2009 20:15:00 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-305 Exatamente.
O que se vê hoje nas escolas é uma preocupação exarcebada em “preparar” o aluno aos concursos das universidades, públicas e particulares. Não se vê mais aquela preocupação em manter informação para o dinamismo, para a atualização que faz bem, e que traz prazer e lazer, também. O que se vê é a tendência de relacionar tudo que aprendemos como uma obrigação, como um dever, como um “degrau” que devemos passar antes de poder entrar na universidade. Depois ainda reclamam que jovens não se interessam em leitura [o que já é uma realidade diferente, onde pesquisas mostraram que o jovem de hoje lê mais]. O problema é que, com isso tudo, cria-se uma pressão psicológica muito forte ao jovem, que acaba depois se desinteressando. Mas se projetos simples, que envolvessem cultura livre e assuntos de interesse do jovem, mesmo que “extracurricular”, o resultado seria diferente.

]]>
Por: Leonardo https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-304 Thu, 11 Jun 2009 17:37:12 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-304 Silvana, nem eu disse que tu achou o evento ruim hehe.
Não fiquei no debate sobre a LIC pelo mesmo teu motivo, mas imagino que tenha sido bem interessante, como o Paulo comentou. Só o fato de estar discutindo isso em seminários como esses j[a é digno de nota.

Camille, obrigado pelo comentário. É muito boa tua colocação também por ser uma perspectiva que nós não estamos acostumados a ouvir. Acho que há um certo menosprezo em não levar esses assuntos (cultura livre, cibercultura) à escola, porque pressupõe que o jovem não consiga entender, quando ele é aquele que mais está vivenciando estas transformações e sabe muito mais sobre o assunto do que nós (velhos) imaginamos. Por outro lado, acho que para o assunto chegar nos “bancos escolares” há uma necessidade de contextualização do assunto que não são poucos os que sabem fazer – e dentre esses poucos raramente se encontram os professores, que em muitos casos fazem parte de um sistema viciado de ensino onde não há espaço para assuntos novos e tão profundamente transformadores quanto esses.
Mas enfim. É uma discussão interessantíssima em se levar adiante em outro tópico. Obrigado por lembrar disso, Camille.

]]>
Por: Camille https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-303 Thu, 11 Jun 2009 01:41:27 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-303 Muito interessante o post. Inclusive as citações.

Deveriam existir mais seminários sobre esses assuntos em Santa Maria. E melhores divulgados, também, como com quase tudo que acontece quando se fala de cultura na cidade.
E devia ter mais debates sobre isso nas escolas também, já que o jovem estudante também tem vínculo e interfere e interage, de certa forma, no mundo da cibercultura. Pode não ser o principal mediador, por não ter a experiência e o conhecimento, mas qualquer um, em algum momento, acaba sendo personagem dessa grande e polêmica, porém valiosa rede.
O jovem precisa entender como isso tudo funciona, o objetivo e suas bases, se não sua reação com o meio pode ser prejudicial, ou, interferir de modo inapropriado. E também vem a questão de como usufruir dessa cultura, e o que é realmente importante e certeiro buscar na rede.

]]>
Por: Silvana https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-302 Wed, 10 Jun 2009 23:39:12 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-302 Leonardo! Eu não disse que o evento foi ruim; estive lá e gostei bastante da fala do Gilvan e do Antonio, tanto que postei um texto sobre o assunto no meu blog. Só não fiquei na Mesa sobre a LIC porque não é um assunto que me interessa diretamente.
Paulo, há muitas pessoas em Santa Maria com discernimento sobre as coisas que estão acontecendo, inclusive, contribuindo com a reflexão sobre temas e idéias colocadas no seminário.

]]>
Por: paulo https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-301 Wed, 10 Jun 2009 16:42:06 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-301 leonardo, muito bom o teu relato. ele contribui para que continuemos refletindo sobre os temas e idéias apresentadas na sexta-feira. lembro ainda que a última mesa também foi bastante interessante e nos permitiu fazer algumas provocações ao produtor cultural e hoje funcionário da secretaria de cultura do município, josias ribeiro, sobre o sitema lic/sm e outras questões relacionadas. e muito provavelmente teremos um novo seminário para tratar de demandas locais em conjunto com a secretaria e outros agentes. aproveito para agradecer novamente tua participação e discernimento sobre as coisas que acontecem por aqui.

]]>
Por: baixacul https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-300 Tue, 09 Jun 2009 18:56:54 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-300 Valeu Silvana!

mas o evento foi bom, né? trouxe algumas ideias interessantes pra mim, que provavelmente me serão usadas até na dissertação. uma pena foi o público, que não compareceu em graaaande número. mas isso já é normal por santa maria, não?

Leonardo

]]>
Por: Silvana https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-299 Tue, 09 Jun 2009 18:10:28 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-299 Leonardo. É muito bom ler teus textos. Teu relato ficou mais interessante que o próprio evento, hehe. Muito legal os links dos livros. Parabéns pelo blog e obrigada pela referência.
Beijo

]]>
Por: Augusto https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-298 Tue, 09 Jun 2009 13:43:03 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-298 Ah, e parabéns pela mediação. Pelo jeito fez jus ao teu talento e à tua capacidade. Fico orgulhoso por ti!

]]>
Por: Augusto https://baixacultura.org/2009/06/09/baixacultura-no-rs-um-relato/#comment-297 Tue, 09 Jun 2009 13:41:31 +0000 https://baixacultura.org/?p=1986#comment-297 Esse texto de abertura do teu blog poderia ter sido escrito pelo Hunter Thompson!

]]>