Para o fim de semana

.

Blues On Film é um tipo de site que não tem como não indicar pro máximo de gente possível: trata-se de um arquivo de vídeos históricos com toda a elite do blues americano, de Bessie Smith à Muddy Waters, de John Lee Hooker à Bo Diddley, de Eric Clapton à Robert Johnson, e mais uma tremenda quantidade de nomes conhecidos (e outros nem tanto) do blues.

Dentre os mais de 500 vídeos que dá para encontrar lá, destaco um: Bessie Smith cantando a clássica “St. Louis Blues” em um clipe (!) com roteiro de W.C. Handy (!) realizado em 1929 (!!). Taí abaixo, pra quem quiser ver:

*

De modo parecido ao Blues on Film funciona o Beatlestube, que diz agrupar todos os vídeos dos Beatles que podem ser encontrados na Web – grande parte no You Tube. O site traz  a letra e depoimentos dos fab four sobre o processo de composição de cada música  (e ali tem praticamente todas as músicas da banda). Tem desde os clipes caseiros altamente toscos  encontrados em profusão no You Tube até os clássicos, como “I am The Walrus“, tirado do ultrapsicodélico filme Magical Mistery Tour, e “Yer Blues“, com Lennon acompanhado por uma senhora banda formada por Eric Clapton, Mitch Mitchel e Keith Richards especialmente para tocar no filme The Rolling Stones Rock and Roll Circus, de 1968.

.

Semelhante ao beatlestube já tem também para o U2, Queen e o Rolling Stones.

*

[Leonardo Foletto.]

  1. Leonardo, não é “I am the walrus”, é “Yer Blues”, música de John Lennon do Álbum Branco.
    Acho que essa “banda”, chamada de The Dirty Mac, ensaiou e tocou especialmente pro Rolling Stones Rock’n’Roll Circus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *