BaixaCultura

Notícias do Front Baixacultural (6)

ww2-941

Governo do Pará vai privatizar e-mails de funcionários públicos (Blog do Sérgio Amadeu, 4/12)

A rede tem nuâncias que as vezes não nos damos conta de quanto elas são, realmente, nuâncias. Os Governos do Pará e de São Paulo aceitaram recentemente um gentil “presente” da Microsoft e deram e-mails  gratuitos da companhia americana para todos os seus funcionários.

(Como todos nós sabemos, um dos maiores ativos da rede é o número de acessos que um site tem, porque é a partir desse número que o dinheiro da publicidade na rede é distribúido)

Ao oferecer gratuitamente o seu serviço de e-mail, a Microsoft visa o enorme número de novos  acessos que seus sites irão ter. A lógica é fácil: mais acessos, mais dinheiro de publicidade. E isso tudo a custa de um  singelo “presente” oferecido pela Microsoft.

Será inocência do poder público desse estados ou falta de informação sobre como funciona a lógica dos negócios na internet?

.

Google “retalha” blogs de música independente (Folha Online, 5/12)

É a mesma notícia que já se viu em vários lugares e que constantemente se repete, mais por novas ações do Google do que propriamente por culpa das empresas jornalísticas como a Folha. A novidade desta vez? A ofensiva agora está incomodando vários blogs importantes de música independente, como o To Die by Your Side e o Palm Out Sounds. O editor deste último se pronunciou sobre o assunto na matéria: “Lembre-se: não existe conteúdo protegidos por direitos autorais aqui, e nenhum dos conteúdos está hospedado em qualquer servidor do Google. Está tudo em hiperlinks“.

.

Empresa cobra taxa por valor download ilegal de filme pornô (BBC Brasil, 5/12)

Como se não bastasse a sanha das gravadoras, agora outras empresas querem seguir o (mau) exemplo. O pior de tudo é  o constrangimento (!) : “Uma senhora nos disse que desmaiou quando abriu a sua carta“, disse Michael Coyle, do escritório de advocacia Lawdit, em Southampton, cidade bem ao sul da Inglaterra, contando de uma notificação mandada para a velha senhora (?) por carta.

.

Obama promete banda larga para todos nos Eua (Plantão Info, 7/12)

Em seu comunicado semanal no Youtube – sim, Obama faz isso por aqui – o recém-eleito presidente americano disse que é inaceitável que o país que inventou a internet seja o 15º no ranking dos usuários de banda larga.“Toda criança deve ter a chance de se conectar e elas terão essa chance quando eu assumir a presidência”, disse ele.

.

[Leonardo Foletto]

Crédito foto: World War II Photos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top
Disque:

info@baixacultura.org
@baixacultura

Tradução