Cortando o barato (2)


Depois do Som Barato, agora temos novas vítimas entre nossos links à direita: El Blog del Topo e Um Que Tenha. O primeiro já foi apresentado aqui: trata-se de um excelente blog para se conhecer mais a fundo o rock de nossa latino-america; o segundo faz um serviço ainda melhor, mas por nossa música brasileira.

Os dois receberam a tal notificação do Blogger (via Google) de que foram denunciados por alguém que reclamava da infração aos direitos autorais de alguns de seus arquivos.

Veja o recadinho do Blogger na íntegra:

Blogger has been notified, according to the terms of the Digital Millennium Copyright Act (DMCA), that certain content in your blog infringes upon the copyrights of others. The URL(s) of the allegedly infringing post(s) may be found at the end of this message.

The notice that we received, with any personally identifying information removed, will be posted online by a service called Chilling Effects at http://www.chillingeffects.org. We do this in accordance with the Digital Millennium Copyright Act (DMCA). Please note that it may take Chilling Effects up to several weeks to post the notice online at the link provided.

The DMCA is a United States copyright law that provides guidelines for online service provider liability in case of copyright infringement. We are in the process of removing from our servers the links that allegedly infringe upon the copyrights of others. If we did not do so, we would be subject to a claim of copyright infringement, regardless of its merits. See http://www.educause.edu/Browse/645?PARENT_ID=254 for more information about the DMCA, and see http://www.google.com/dmca.html for the process that Blogger requires in order to make a DMCA complaint.

Blogger can reinstate these posts upon receipt of a counter notification pursuant to sections 512(g)(2) and 3) of the DMCA. For more information about the requirements of a counter notification and a link to a sample counter notification, see http://www.google.com/dmca.html#counter.

Please note that repeated violations to our Terms of Service may result in further remedial action taken against your Blogger account. If you have legal questions about this notification, you should retain your own legal counsel. If you have any other questions about this notification, please let us know.

Sincerely,

The Blogger Team

***

É a mesmíssima coisa que aconteceu com o Som Barato, e que pode acontecer com a comunidade da Discografias no Orkut. Chega a ser engraçado: como que um blog de um brasileiro e de um costarriquenho pode ter suas atividades suspensas através de uma lei americana?

Acontece o seguinte: alguns dos artistas que tem seu “direito autoral” infringido – ou suas gravadoras, o que é mais provável – entra em contato com o servidor (que, em ambos os casos, é nos Estados Unidos) e pede alguma providência. Baseiam-se na famigerada DMCA, já citada por aqui. Então, depoios de alguns trâmites, o servidor – Blogger/Google – manda o recadinho para o dono do blog e pronto, está tudo acabado.

Acabado? Não, não, nada disso. Como já foi dito, tira-se da web um endereço, cria-se outro. Simples assim. Foi o que fez o Blog Del Topo: se mandou do Blogger e continuará a postar em outro endereço, esse aqui ó: lacuevadeltopo.com.

Quem perde com isso é, justamente, o artista de onde partiu a denúncia. Vejamos no caso do blog Del Topo: a denúncia partiu da gravadora de Luis Alberto Spinetta, que se sentiu violado com um post do blog que tratava da biografia do músico argentino, onde se encontrava vários discos das diversas bandas de “El Flaco” para download [quem quiser entrar nessa página hoje, clique aqui e veja no que vai dar].

Eu baixei alguns desses discos; gostei tanto que passei adiante para brasileiros que nunca tinham ouvido falar de Spinetta, que também gostaram e provavelmente tenham passado adiante também. Ponha mais 10 pessoas fazendo o mesmo que eu fiz, e, voilá, podemos ser mais de 100 pessoas que gostaram da música e que certamente pagaríamos para ir em um show de Spinetta no Brasil. Agora imagine se eu e mais essas 10 pessoas não estivéssemos baixados os discos de Spinetta no Blog Del Topo. Uma interessante cadeia de, dentre outras coisas, CONSUMIDORES, da música de Spinetta não existiria. E quem perderia com isso é Luis Alberto Spinetta, e somente ele, que deixaria de ter sua vasta obra musical conhecida por mais pessoas.

***

Já o Um que Tenha, mesmo com o recadinho, resiste bravamente. Continua postando, embora já tenho deixado claro, em texto publicado na última sexta-feira, o que pode acontecer em breve:

“Assim como ocorreu com o Som Barato, o Um Que Tenha acaba de receber uma notificação de que publicou material que viola os direitos autorais, material este que foi retirado do ar, em junho passado, a pedido de Guilherme Viotti, da gravadora Biscoito Fino

[Aí está a delatora dos blogs brasileiros. Percebe-se a ânsia por $$ no site da gravadora, onde, dentre nenhuma outra coisa, só há anúncios de VENDAS de cds e dvds].

Tal como ocorreu com o Som Barato, é o prenúncio de que, de uma hora para outra, o blog será retirado do ar. Portanto, antes que isso aconteça, faço questão de agradecer aos colaboradores do blog – foi uma viagem fascinante, tenham certeza – e a todos que nos visitam, criticam, sugerem e, enfim, amam ou odeiam o Um Que Tenha, mas estão sempre presentes. Continuamos enquanto for possível, mas, como nuvens negras se aproximam, adiantamos um caloroso abraço a todos e a gente se vê por aí. (…)”

***

A ânsia por monetizar até a sombra é o que está destruindo as outroras grandes gravadoras. O negócio não funciona mais da mesma maneira: o disco/cd/dvd não é mais o fim, mas o meio. As medidas restritivas via DMCA/Google vão, no máximo, tirar um site/blog do ar, – como fizeram com o Blog Del Topo – mas, em seu lugar, outro será criado. Não há como evitar isso; a internet é por essência descentralizada, e a rapidez com que ela pode se propagar é muito maior que a lentidão ditatorial de leis como a DMCA. Como todo mundo que acompanha estes assuntos sabe, a questão não é impedir, mas aprender a conviver com isso.

[Leonardo Foletto.]

Créditos fotos:
1)http://bbluesman.com/2005/11/29/free-culture-chap-5-piracy
2) elblogdeltopo.blogspot.com
3)umquetenha.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *