Cibercultura em debate

.

teatro guarany

.

Quinta e sexta feira da semana passada aconteceu em Santos, no bonito Teatro Guarany da foto acima, o seminário “Cibercultura 10+10“. A ideia do evento era propor um debate em torno dos dez anos que passaram desde a tradução para o português do clássico “Cibercultura” (disponível em PDF), do tunisiano Pierre Levy, e dos dez anos que estão por vir. Para o debate foram chamados nomes como Sérgio Amadeu, André Lemos, Laymert Garcia dos Santos, Gilberto Gil, José Murilo, Cláudio Prado, dentre outros que participaram virtualmente  – além do autor do livro em questão, Pierre Levy, atualmente professor da cadeira de inteligência coletiva na Universidade de Ottawa, no Canadá, e membro da Sociedade Real do Canadá (Academia Canadense de Ciências e Humanidades).

No 1º dia, quinta-feira, teve a discussão propriamente dita em torno da cibercultura, os dez anos passados e os dez próximos, enquanto que o dia seguinte o foco foi a cultura do remix. A organização do evento montou uma oficina de remix audiovisual em cima da discografia de Gil, usando apenas softwares livres. O áudio e o vídeo do show do cantor estavam disponíveis para que o público remontasse as canções como quisessem. Quem fizesse upload com a hashtag #10mais10 entrava na seleção do material apresentado ao final do dia.

Gilberto Gil, Cláudio Prado, Laymert Garcia dos Santos e Pierre Levy.

Gilberto Gil, Cláudio Prado, Laymert Garcia dos Santos e Pierre Levy.

Para quem, assim como eu, não teve a oportunidade de acompanhar o evento ao vivo, também transmitido para a web,  existem  ainda vários meios de retomar, discutir, observar e refletir sobre aquilo que esteve em pauta nos dois dias de debate do “Cibercultura10+10”. Pros mais detalhistas e curiosos, que não querem perder os comentários em tempo real, há a possibilidade de recuperar a íntegra do bate papo online que aconteceu no momento do evento, tanto do 1º quanto do 2º dia. Pros adoradores da divertida anarquia do twitter, dá para ver o que se tuitou a respeito a partir da hash tag #10mais10. Quem quer ir direto aos pontos nevrálgicos dos debates pode acompanhar as matérias geradas pelos jornalões paulistas Folha e Estadão, o primeiro com uma boa entrevista com Pierre Levy e o outro com dois posts no blog do Link, além de uma matéria padrão sobre o evento publicada no domingo.

Há outros caminhos para saber mais sobre os debates. Tem um post no blog do recém-nascido Partido Pirata do Brasil, o único que encontrei que traz um relato mais pormenorizado sobre o que aconteceu no primeiro dia de debate, com direito a explanação das ideias trabalhadas por Levy em sua apresentação; outro do Trezentos, que na minha modesta visão está pra lá de chapa branca, só exaltando a “beleza” do evento;  um pequeno e simples relato no fórum Cultura Digital, que tem com grande mérito compilar parte do conteúdo produzido sobre o evento em outros locais; e um post simples mas completo no blog O Livreiro, que pesca algumas citações das matérias dos jornalões já citados e acrescenta um vídeo do Globo.com onde Levy apresenta o projeto no qual trabalha atualmente, o IEML, uma linguagem artificial que tem  a capacidade expressiva de uma linguagem natural e a vantagem computacional de ser também uma linguagem de programação.

**

gil

Para fechar: no segundo dia do evento, dedicado a discussão e prática da cultura do remix, teve um determinado momento da palestra, reproduzido pela matéria do Estadão, que músicos de Santos resolveram perder o medo e fizeram a pergunta-que-nao-quer-calar:

_ Muito bonita toda essa história de Creative Commons, mas como ganhar dinheiro?

Em resposta, Gilberto Gil:

“O problema é que vocês querem que apareça outro modelo único, que não vai exigir esforço algum e te traga o sono de volta. A digitalização não exige que toda obra de arte seja de graça, mas que um modelo próprio de comercialização seja criado para cada necessidade. A tendência atual é que pensemos não na propriedade, mas no comum, no compartilhado”.

Rá!

[Leonardo Foletto.]

P.s: No final de semana sai uma postagem mais detalhada sobre o que Pierre Levy andou dizendo nas entrevistas que deu por aqui.

Créditos imagens: 1,2, 3.

Tags:, , , ,

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Camille


    7th outubro 2009

    Grande resposta do Gilberto.

  • Marcelo


    7th outubro 2009

    Hahaha melhor.

  • Edson Andrade


    8th outubro 2009

    Grande Leonardo!

    Tô admirado de como tu vens cuidando bem do conteúdo do blog, cara. Muito boas as postagens, cada vez mais profundas e relevantes dentro do tema da cultura livre. Vejo que tu estás envolvido em uma intensa pesquisa. Parabéns.
    Espero compartilhar trabalho contigo novamente em breve.

    Grande abraço.

  • Leonardo


    8th outubro 2009

    Edson,
    valeu pelos comentários, tche. To tentando me inspirar naqueles teus posts mais analíticos do que jornalísticos, mas ainda me falta cabedal. De qualquer modo, to tendo algum tempo pra pesquisar, o que é ótimo – só espero que possa continuar assim.

    E tu, querendo escrever um post é só falar. Será sempre (re) bem-vindo, assim como Reuben.

    grande abraço.

  • Edson Andrade


    8th outubro 2009

    Cara, os posts estão em ótimo nível mesmo. Grande trabalho. Tenho vontade de escrever logo um texto pra colaborar, mas tenho que separar um tempo. Por enquanto, quero deixar essa sugestão de pauta, se é que tu já não estás preparando um post pra isso:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI97536-15227,00-JORNAL+ACUSA+SARKOZY+DE+PIRATARIA.html

    Abração.

  • leofoletto


    9th outubro 2009

    Dae tche,
    Sabia dessa informação, mas ainda não tenho nada em visto pra post. Mas é uma ótima pauta, e nao duvido que semana que vem saia um post sobre isso.
    Quando achar tempo e escrever, avise.
    abraço!

  • asphalt 7 apk


    7th agosto 2012

    I am not sure where you are getting your info, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for great information I was looking for this Cibercultura em debate | for my mission.

  • droid razr


    2nd outubro 2012

    Wow, marvelous blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is magnificent, let alone the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • droid razr hd


    3rd outubro 2012

    Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is magnificent, let alone the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • lifeproof iphone 5 case


    4th outubro 2012

    Wow, amazing blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is magnificent, as well as the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • Wow, wonderful blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is wonderful, as well as the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • baju bayi


    9th outubro 2012

    Cibercultura em debate | I was suggested this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You are incredible! Thanks! your article about Cibercultura em debate |Best Regards Lisa

  • New Android Market Apk


    9th outubro 2012

    Cibercultura em debate | I was suggested this blog by my cousin. I’m not sure whether this post is written by him as nobody else know such detailed about my trouble. You’re incredible! Thanks! your article about Cibercultura em debate |Best Regards Veronica

  • Cibercultura em debate | I was recommended this website by my cousin. I am not sure whether this post is written by him as no one else know such detailed about my problem. You’re wonderful! Thanks! your article about Cibercultura em debate |Best Regards Lawrence

  • facetime app for android


    11th outubro 2012

    Wow, incredible blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your website is great, let alone the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • Cherie Pyle


    15th outubro 2012

    Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you made blogging look easy. The overall look of your site is magnificent, as well as the content!. Thanks For Your article about Cibercultura em debate | .

  • […] – seja ela cinema, música, software, eventos, etc. Como Gilberto Gil já dizia em 2009, aqui mesmo no BaixaCultura: “A digitalização não exige que toda obra de arte seja de graça, mas que um modelo […]

  • […] cultural – seja ela cinema, música, software, eventos, etc. Como Gilberto Gil já dizia em 2009, aqui mesmo no BaixaCultura: “A digitalização não exige que toda obra de arte seja de graça, mas que um modelo próprio […]

  • […] – seja ela cinema, música, software, eventos, etc. Como Gilberto Gil já dizia em 2009, no BaixaCultura: “A digitalização não exige que toda obra de arte seja de graça, mas que um modelo […]

  • Rafaela


    20th dezembro 2015

    Caro Ze9 Carlos Gabriel,Mau grado fora do prazo,quero deixar-te aqui um abrae7o de parabe9ns por mais um anrviese1rio.Ontem foi tambe9m o dia de anos da minha mulher pelo que estive fora algum tempo e ne3o consultei a “Tabanca Grande”.Reiterando o meu pedido de desculpas daqui te envio o desejo de um outro ano com muita safade.abrae7o

  • kredit ohne schufa schweizer


    22nd outubro 2016

    Pelo amor de Deus, meu irmão, o que abre buraco em estradas é a precipitação, geralmente a chuva, o que lá ocorre tão raramente que, quando ocorre, os caras têm de tomar um banhozinho…Além do mais, costume não se discute, mas também não se deseja! Eu prefiro continuar lutando por melhores dias num lugar onde haja um Estado de Direito, apesar de todos os defeitos de nossa infanto-democracia.

  • Elisabeth skrev:Stella ditt jävla fikus du e ju fan helt jävla dum i huvet. Om Paula stör dig sÃ¥ jävla mycke varför läser du hennes och pappan till barnets blogg??? D e klart som FAN att Paula ska kolla till att barnet mÃ¥r bra om hon känner minsta lilla. Har du ens vart gravid? Ã… om du vart d sÃ¥ verkar du väldigt olycklig över att vart/är det. GÃ¥ Ã¥ dränk dig el nÃ¥tt istället.